Distrito 4710 faz o primeiro Dia D’Elas, com a acolhida do Rotary Club de Jaguapitã
Em colaboração com a Governadora Distrital 2016/2017, Irma Sueli Oricolli
No último domingo, dia 24 de outubro, o Distrito 4710 realizou em Jaguapitã o primeiro "DIA D'ELAS", em parceria com o Rotary Club de Jaguapitã, representado pelo seu Presidente 2021/2022, Companheiro Lincon Kazuhito Koike e também com a Prefeitura Municipal, no ato representada pelo Prefeito Municipal, o Sr. Gerson Marcato. O evento, realizado na Casa da Amizade, acolheu 40 meninas, de 12 a 18 anos, selecionadas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e pelo Conselho da Comunidade de Jaguapitã, para o primeiro Dia D’Elas. O evento foi criado pela Comissão Distrital de Organização, instituída por Resolução do Governador Paulo Balla para atender, no Distrito 4710, as recomendações de Rotary International, para se trabalhar no programa mundial "Empoderamento de Meninas".
O projeto distrital tem à frente, como Embaixadora Assistente da Zona 23-A, a Governadora Distrital 2016-17, Irma Sueli Oricolli que selecionou rotarianas de diferentes cidades, além de interactianas e rotaractianas, formando uma equipe coesa e comprometida com o futuro de nossas meninas. O projeto do Distrito 4710 foi desenvolvido na modalidade "Guarda-Chuva", visando acolher todas as ações, atividades e projetos que possam surgir nos clubes do Distrito, sozinhos ou em parceria com entidades da comunidade local.
O DIA D’ELAS é o marco inicial do Empoderamento de Meninas e seu objetivo é o acolhimento, a conquista e, especialmente, o conhecimento das necessidades das meninas, para que elas possam ser, no futuro, o que quiserem ser. O foco principal é dar às meninas, conhecimentos necessários para um crescimento saudável e esperançoso. As palestras escolhidas foram fundamentadas em autoconhecimento, saúde, defesa pessoal na violência, trabalho e auto estima. Palestrantes de alto nível, selecionadas na parceria feita com a sub seção de Londrina da Ordem dos Advogados; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina – BPW e Associação Nós do Poder Rosa, prenderam a atenção das menores e responderam a perguntas de interesse de todas. O nome das palestrantes e suas empresas também será divulgado em nossas mídias, além das mesmas receberem o reconhecimento do Governador Paulo Roberto Balla.
O evento contou também com uma Feira de Oportunidades, onde empresas promotoras de cursos e esportes, ofereceram às meninas, oportunidades. Houve, por sorteio, a doação de 1 curso de cabeleireira; um de maquiagem e uma bolsa de estudos para o curso de inglês. Um grande número de empresas de Jaguapitã e de Londrina patrocinou o evento, permitindo que as meninas recebessem, além de uma camiseta com a logo do projeto, logo na chegada, com um belo café, no final, uma bonita sacola criada especialmente para elas, contendo itens de primeira necessidade e higiene pessoal, como absorvente, creme e escova dental, sabonete, toalhas de mão, etc. Todas as empresas colaboradoras receberão certificado de reconhecimento da Governadoria do Distrito e terão os seus nomes divulgados nas mídias distritais nos próximos dias.
No encerramento do evento o Prefeito Municipal, que tirou fotos com as meninas, fez um belo pronunciamento destacando o trabalho do Rotary. Também presente, representantes das entidades CREAS, CRAS e Conselho da Comunidade de Jaguapita, além da Secretária Municipal de Assistência Social.
O próximo DIA D’ELAS será em Londrina, onde serão acolhidas as meninas selecionadas pelo Projeto As Poderosinhas, desenvolvido pela Associação Nós do Poder Rosa, daquela cidade e com o acolhimento de clubes da cidade, que também terão seus nomes divulgados em breve. Só nos resta cumprimentar o Rotary Club de Jaguapitã pelo desempenho, especialmente da companheira Zanette, ex presidente do clube, que foi incansável para que tudo saísse bem. O presidente Lincon agradeceu no final do evento e ofereceu às meninas uma poesia emocionante sobre a mulher.
Como projeto piloto, tudo foi anotado e será analisado pela Comissão, para se necessário, sofrer adequações visando cada vez fazer o melhor. O Rotary Club de Jaguapitã se preparará para o segundo passo do projeto e se de todo esforço, apenas uma das meninas se tornar uma mulher empoderada, terá valido a pena!






