Projeto de Subsídio Global do Distrito 4710 entrega Unidade Referenciada de Atendimento Odontólogico para PCDs para Andirá e região

No dia 15 de dezembro passado, o Governador 2021/2022, Paulo Roberto Balla, participou de um importante momento na sua gestão. Foi entregue em Andirá, um consultório odontológico especializado no atendimento a pessoas com deficiência. O Governador foi acompanhado por sua esposa, a Primeira Dama Aureliana Aparecida Balla, pelo Governador 2010/2011, Claudinei de Oliveira, pela Governadora Assistente do Grupo 02, Liria Elisabete Bonancin Cheida e pelo Presidente 2021/2022 do Rotary Club de Andirá, Jean Lucas Izidoro, além do Coordenador Local do Projeto, o Companheiro do Rotary Club de Andirá e Dentista João Henrique Hatori e de dois dos Parceiros Financeiros Locais do Projeto, os Companheiros do mesmo clube, João Ataliba Neto e José Roberto Polo.

Prestigiaram a solenidade o Vice-Prefeito de Andirá, Valdemir Aparecido dos Santos, a Secretária de Saúde Municipal Ednyra Godoy Ferreira, o Presidente da Apae, Antônio da Cunha, a Diretora da Apae, Eloísa Turim, o vereador Adilson dos Santos, o Diretor da Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá, Diomar Francisco Mazutti, o Gerente Financeiro da instituição, Arnaldo Rossato e a Enfermeira Supervisora, Caroline Paludetto.

O projeto, idealizado e iniciado na gestão do Governador 2017/2018, Alberto Baccarim, percorreu além dessa, 03 gestões (2018/19, Moacir Tonin, 2019/20, Osvaldo Santos Júnior e 2020/21, Ricardo Slomski) até ser concluído na gestão atual, do Governador Paulo Balla. A “Unidade Referenciada de Atendimento Odontológico para Pessoas com Deficiência”, é fruto de um projeto de subsídio global, no qual foram adquiridos equipamentos de ponta e de última geração, com recursos da ordem de US$33,000.00 (trinta e três mil dólares), através da Fundação Rotária, do Rotary Club de Posadas-Oeste, na Argentina e de doações individuais de companheiros de Andirá e Cornélio Procópio. A instalação foi feita no Centro Cirúrgico da Santa Casa e está à disposição das pessoas que necessitam de cuidados especiais para tratamento odontológico, abrangendo uma grande população nos 21 municípios atendidos pela 18ª Regional de Saúde do Paraná – não há atendimento especializado num raio de menos de 100 km de Andirá.

O paciente PNE é todo aquele com uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional. Muitos deles encaixam-se no grupo de alto risco para a cárie e doença periodontal por diversos motivos, tais como falta de habilidade motora, na manutenção de sua saúde bucal e uso de medicamentos que levam à redução do fluxo salivar. O projeto atenderá ainda aos alunos da APAEs e as demais pessoas Portadores de Necessidades Especiais, da Microrregião compreendida pela 18ª Regional de Saúde, podendo dar a todos uma melhor condição de saúde bucal, e ainda prestar serviços às regiões sul e sudoeste do estado de São Paulo e demais Microrregiões do Estado do Paraná, em virtude de possivelmente ocorrer a mesma situação em outras cidades próximas e não haver um serviço público estruturado e organizado, para este tipo de atendimento.

O Governador Paulo Balla, no ato de descerramento da placa, afirmou que esse é um projeto marcante para o Distrito e para ele, não somente porque ele acompanhou todo o processo, desde o início, mas também porque marca a presença do Distrito e do Rotary International na comunidade. A área de enfoque de “Prevenção e Tratamento de Doenças” é uma área importante para a Fundação Rotária e a unidade odontológica atenderá uma população de mais de 1 milhão de pessoas com necessidades especiais, cumprindo com excelência o lema rotário dessa gestão, “Transformando Vidas” em todos as comunidades.

Fotos

Localizar site dos clubes