Rotary e Palavras: Desafio de Soletração celebra a semana da Língua Portuguesa em Londrina.
por Rotary Club de Londrina-Sul
Valorizando professores, alunos, a língua portuguesa e a educação de modo geral, foi realizado neste sábado o evento “Rotary e Palavras” na Casa da Amizade, sede dos clubes de rotary, em Londrina. Promovido pelos Rotary Clubs de Londrina Sul, Londrina-Higienópolis e o e-club do Distrito 4710 Be-Action, a competição reuniu estudantes de escolas públicas da cidade em um dia de desafio, aprendizado em soletração de palavras na semana do 5 de novembro, Dia Nacional da Língua Portuguesa.
O evento com mais de 8 horas de duração, contou com a participação ativa de estudantes do 6º e 7º anos, dos colégios 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná, Colégio Estadual Marcelino Champagnat, Colégio Estadual Marcelino Champanhat, Colégio Estadual Professora Benedita Rosa Rezende, Escola Estadual Professor Cássio Leite Machado e a Escola Estadual José de Anchieta, que enfrentaram três rodadas eliminatórias com níveis progressivos de dificuldade. Em uma dinâmica onde as palavras eram apresentadas no telão, sem que as vissem os participantes precisavam soletrá-las de cabeça, com concentração e precisão. Caso houvesse qualquer erro, o competidor era desclassificado da rodada.
O evento teve a apresentação do jornalista e radialista Bruno Cardial, que passou as regras aos participantes logo no inicio e conduziu toda a soletração, indicando a cada um deles as palavras a serem pronunciadas depois dos sorteios, os recursos que tinham, caso houvessem dúvidas, e o resultado se estava correto ou não cada soletração.
Um corpo competente de jurados acompanhou cada detalhe de cada palavra sorteada, observando precisamente a soletração de cada aluno e fornecendo a definição e classificação gramatical de cada palavra, e caso necessário e pedido pelo participante, também a aplicação da palavra sorteada em uma frase e seu sinônimo.
Entre os membros esteve a pedagoga Laís Gomes da Silva, representante do ensino privado pelo Colégio St. James; a professora, Doutora, Cristina Bulhões Simon, representante do ensino público e superior; e Yuri Teixeira, escritor e representante do setor literário, cada um desempenhando papel crucial na avaliação rigorosa das apresentações.
O esforço dos participantes foi recompensado com uma premiação aos 10 primeiros colocados que passaram da primeira seletiva e já ganharam um exemplar do livro ‘O Pequeno Príncipe’ clássico do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, e o jogo de tabuleiro Crossword de formação de palavras cruzadas. Depois de todas as fases seletivas, foi registrada a vitória de três alunos do colégio cívico Militar de Londrina, em primeiro lugar Lara Ludwig Nitsche; em segundo, Larissa e em terceiro, João André Cezario Caseiro. Os vencedores e sua escola foram homenageados em uma cerimônia emocionante, onde também foi reconhecido o acompanhamento da professora Fabiana Maria Ruiz Lopes Mori, representando o colégio. A competição representou uma verdadeira celebração do conhecimento e do domínio da língua portuguesa, contando com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Londrina e da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR).
O sucesso do “Rotary e Palavras” reforçou o compromisso dos clubes Rotary com a educação, além de incentivar os jovens a continuarem aprimorando suas habilidades educacionais e linguísticas. A comunidade londrinense marcou presença, aplaudindo o empenho e o talento desses jovens, que demonstraram notável domínio do vocabulário e superação em um ambiente de aprendizado e competição saudável.
Compondo a equipe de organização do projeto estavam os rotarianos do Londrina-Higienópolis, Severo Canziani, Nesio Dias, Dirceu Cottarelli, e o presidente Arthur Rocha Barros. Representando o Rotary Londrina Sul participaram dos trabalhos os associados, José Roberto Silva Jr., Adrielly Ganeo, Bruno Cardial e Daiane Gomes. Pelo Rotary e-Clube Distrito 4710 Be-Action, Nivea Comparini, Alessandra Menon e a presidente Alexandra Durello Banachi.






