Mãos Solidárias A ORIGEM
História do Projeto Mãos solidarias no Brasil !
Comecei minha jornada Rotária em março de 2017, no Clube Rotário Renascimento do D4170, na Cidade do México.
Nesse mesmo ano, comecei a idealizar um projeto de fabricação de próteses de mãos usando impressoras 3D e materiais totalmente recicláveis. No entanto, em setembro do mesmo ano, fomos atingidos por um forte terremoto no país, que afetou especialmente a Cidade do México, onde resido, e regiões vizinhas. Os esforços do meu clube e do meu distrito foram direcionados para ajudar com as necessidades resultantes da extensa devastação, e o projeto foi adiado.
Quando fui eleito presidente do meu clube para o ano 2022-2023, o lema presidencial era "IMAGINAR", uma singela palavra que nos abre um universo de possibilidades.
No início de 2022, tive a oportunidade de conhecer uma prótese de mão da Fundação LN4. Foi amor à primeira vista, mas também um sentimento de nostalgia por não ter tido a oportunidade de seguir com minha ideia inicial. Em poucas semanas, tornei-me embaixador dessa fundação.
Em junho de 2022, durante uma viagem a Londrina, minha cidade natal, visitei vários clubes locais, um hábito que adquiri desde que entrei para o Rotary. Isso me proporciona a oportunidade de aprender com outros clubes e compartilhar boas novas. Durante essas visitas, mencionei a prótese da Fundação LN4, e para minha surpresa, nenhum rotário nesta localidade a conhecia. Apenas alguns rotários de outras cidades tinham ouvido falar dela. Foi nesse momento, usando o lema presidencial, que imaginei este projeto no Brasil.
Ao retornar ao México, entrei em contato com a coordenadora nacional para este país, DPG Yana Jimenez Elizalde (D4185), que se prontificou a nos ajudar. Em outubro de 2022, tivemos uma reunião inicial via Zoom com esses rotários, Yana Jimenez, onde enfrentamos nosso maior desafio: a importação e os trâmites burocráticos para trazer as próteses em grande quantidade.
Uma segunda reunião foi marcada, e desta vez contamos com a presença do Governador Eleito do D.4710 para o ano 2023-2024, Arthur Harbs. Nessa ocasião, Arthur mencionou o maravilhoso projeto "Mobilidade Para Todos" e nos informou que havia sim uma possibilidade através da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). Essa associação tinha a capacidade de ser a beneficiária perante as autoridades fiscais.
Foi quando o Governador eleito do D.4710 Arthur Harbs indicou a Companheira Renata Mestriner do D.4630 e que se colocou prontamente a Disposição para nos ajudar
E Ai magia do Rotary começou a acontecer. Com o apoio de Renata, entramos em contato com a ANPR, que concordou em ser a organização receptora das próteses. O projeto foi organizado, os contatos com a Fundação LN4 foram estabelecidos, os trâmites burocráticos foram superados e as primeiras próteses chegaram ao Brasil em agosto de 2023. Em um voto de total confiança, a LN4 enviou 100 próteses, e a divulgação do projeto começou.
Ficamos surpresos ao ver que a comunicação alcançou altos níveis e as primeiras próteses começaram a ser entregues. Mais próteses virão para o Brasil, sem dúvida alguma pois o objetivo deste projeto é alcançar todas as pessoas necessitadas, não importa onde estejam.
A essência do Rotary reside na amizade como uma oportunidade de servir e, ao mesmo tempo, superar obstáculos para beneficiar as pessoas, E Criar Esperança no Mundo.
PPRC Joao Luis Faria Ziober
D4170






