Cinco dicas para ampliar o impacto dos projetos humanitários do seu clube

Quer que os projetos humanitários do seu clube tenham um impacto duradouro? Hauwa Abbas, do Rotary Club de Abuja Metro, na Nigéria, oferece informações valiosas. Ela é membro da Comissão de Programas do Rotary International (até 2027), faz parte da Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária e é membro do conselho diretor do Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental. Hauwa também serviu como governadora assistente e presidente da Comissão de Serviços Internacionais do Distrito 9125. Sua experiência lhe dá uma perspectiva única sobre como criar mudanças significativas.

Em uma entrevista à revista Rotary em fevereiro de 2025 sobre “Ampliar nosso impacto” (uma das prioridades do Plano de Ação do Rotary), ela explicou como os clubes podem ampliar o impacto dos seus projetos humanitários. Seguem cinco das principais dicas que ela compartilhou:

  1. Envolva a comunidade. É fundamental entender as prioridades da comunidade e envolver seus membros na avaliação da comunidade, usando entrevistas, pesquisas, grupos focais e outros métodos. Essas avaliações podem revelar lacunas e orientar o planejamento. “A avaliação da comunidade é vital. Podemos achar que sabemos o que uma comunidade precisa, mas, muitas vezes, ela tem outras prioridades mais urgentes”, diz Hauwa.
  2. Forme uma equipe forte e diversificada. Um projeto bem-sucedido começa com uma equipe eficaz. Associados com experiência em tecnologia, programação, finanças e comunicação podem oferecer perspectivas e habilidades valiosas que fortalecem a base do projeto.
  3. Promova uma cultura de aprendizado. Incentive os associados do clube a adotar uma atitude de flexibilidade e aprendizado contínuo. O Rotary oferece uma grande variedade de recursos, incluindo cursos na Central de Aprendizado, para ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias para planejar e implementar projetos com eficácia. Essa abordagem promove tanto o crescimento pessoal quanto o sucesso do projeto.
  4. Colabore. “Não posso deixar de enfatizar o poder da colaboração, especialmente com a nossa rede rotária”, diz Hauwa. “Clubes e distritos têm acesso a uma vasta experiência em todo o mundo por meio dos Grupos Rotary em Ação, Cadre e redes de recursos distritaisEssas colaborações podem apoiar um clube durante todo o ciclo do projeto. ” Além disso, a parceria com organizações sem fins lucrativos e até mesmo com entidades corporativas ou governamentais pode ampliar o impacto de seu projeto. O trabalho conjunto aumenta os recursos, a experiência e o potencial de mudanças duradouras.
  5. Incorpore interesses diversificados. Hauwa ressalta que os associados geralmente têm paixões variadas, desde o meio ambiente e a saúde até a educação. No entanto, esses interesses podem ser integrados em um único programa ou abordados em várias atividades. Ela também recomenda o envolvimento de Interact ClubsRotaract Clubs e Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário para expandir o apoio e a capacidade dos voluntários. “É outra maneira de envolvê-los em seus programas e aumentar o número de voluntários.”

Ao se concentrar nessas estratégias, seu clube pode criar projetos que não apenas atendam a necessidades imediatas, mas também causem mudanças duradouras e positivas nas comunidades às quais servem. Nós, do Rotary, estamos aqui para apoiá-lo em todas as etapas de seu projeto. Explore a página Como criar projetos eficazes para saber mais.

Adaptado por Claudia Urbano, membro da equipe de Engajamento e Serviços do Rotary

 

 

Localizar site dos clubes