Projeto vai ceder camas para tratamento domiciliar
Postado em: 23 de Abril de 2025 por Rotary Club de Ivaiporã
Uma parceria entre o Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã e os clubes de Rotary Ivaiporã e Ivaiporã Integração vai possibilitar a cessão do uso de camas hospitalares a pacientes acamados. O primeiro equipamento do projeto “Cama Solidária” foi entregue na quinta-feira, 17 de abril, para um senhor que reside próximo à Univale, que vai iniciar um tratamento em casa. A família do paciente entrou em contato com o vereador Rodrigo Cordeiro, que conversou com o hospital e com os clubes de serviço e deu início ao projeto.
Segundo o médico Jorge Kawano, um dos diretores do Instituto de Saúde Bom Jesus, recentemente, o hospital adquiriu 20 novas camas, mais modernas e atualizadas e propôs ao Rotary a iniciativa, já que as camas substituídas estão em perfeitas condições de uso. “Surgiu a ideia de emprestar as camas às pessoas que precisam e como esse é um projeto humanitário, achamos que seria interessante emprestar para a comunidade e quando o paciente não precisar mais, deve devolver para atender outras pessoas”, salienta o médico.
As pessoas que precisarem de uma cama podem entrar em contato com o hospital ou com os dois clubes, que será feito o cadastro do requerente e as entidades farão o encaminhamento da cama.
O médico Jorge Kawano comenta que uma cama hospitalar é muito mais confortável para quem está em tratamento de saúde. Por ser mais alta, facilita o trabalho das pessoas que ajudam no trabalho do paciente. “Ela faz todos os movimentos necessários, como o de levantar a cabeça e o tronco, as pernas ou dobrar as pernas. Se o paciente precisa dormir com a cabeça erguida, fica mais fácil com a cama na posição exata e proporciona um maior conforto ao paciente”, salienta o médico.
A presidente do Rotary Club Ivaiporã Integração, Tânia Ferreti, comenta que o clube já conta com um banco de cadeira de rodas e assentos de banho e quando ela recebeu a informação que haveria a troca das camas, ela já propôs a ideia do projeto. “Ficamos muito felizes com essa iniciativa e queremos agradecer ao Instituto de Saúde Bom Jesus por esse projeto maravilhoso, que atenderá muitas famílias, que não conseguem ter acesso a esse equipamento”, frisa.
O presidente do Rotary Ivaiporã, Fernando Santilio, comenta que quem tiver a necessidade de uma cama hospitalar pode entrar em contato com o clube ou o hospital, que será avaliada a necessidade e o equipamento será cedido. “Esse é um equipamento caro e de suma importância para o paciente que precisa ficar em tratamento dentro de casa”, frisa. Ele também destaca a parceria dos dois clubes de Rotary de Ivaiporã, que trabalharão em conjunto.
Colaboração Aldinei dos Passos Andreis / jornal parana centro






